sexta-feira, 24 de abril de 2020

Pesquisadores da UFPB criam infográficos interativos da evolução de Covid-19 na Paraíba

Dados atualizados são exibidos diariamente pela plataforma web Paraíba Covid-19
Projeto visa contribuir para as tomadas de decisões dos gestores do estado e dos municípios paraibanos. Foto: Reprodução/Divulgação

O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu, por meio da plataforma Paraíba Covid-19,  aplicação web para mostrar dados atualizados diariamente dos casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado, por meio de informações oficiais disponibilizadas pela Secretaria de Saúde da Paraíba.

O coordenador do laboratório, professor Cássio da Nóbrega, afirma que a coleta de dados e a geração de informações associadas à Covid-19 passou a ser um desafio para os gestores públicos. Para ele, o projeto da UFPB visa contribuir para as tomadas de decisões dos gestores da Paraíba no monitoramento e combate ao vírus em todo o território paraibano. 

“Na plataforma, serão apresentadas informações organizadas no tempo, permitindo que a população tenha acesso a uma ferramenta gratuita com as trajetórias de contaminação, casos ativos, recuperação e óbitos por municípios do estado. Além disso, há um mapa que mostra as cidades em que há confirmação de casos de Covid-19. A equipe do laboratório está desenvolvendo novas funcionalidades e buscando aperfeiçoar as já existentes”, conta. 

O professor destaca ainda que o projeto está em fase de desenvolvimento e contará com atualizações futuras e com implementações que visem melhorar o acesso para a população. Cássio sugere que interessados em contribuir com dicas para melhorias da plataforma gratuita e interativa mandem e-mail para cassiodanobrega@yahoo.com.br (coordenador) ou flaviomacaubas@gmail.com (membro do Labimec). 

“Somamos nossos esforços com os de toda a sociedade no combate ao novo coronavírus. O monitoramento de acesso gratuito com uma plataforma interativa é fundamental. Reforçamos que o esforço contra o vírus é de toda a população e qualquer sugestão será bem-vinda”, ressalta o professor. 

Ascom/UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário