terça-feira, 19 de maio de 2020

UFPB aprova calendário suplementar com aulas online; matrícula não é obrigatória

Serão oferecidos componentes curriculares e extracurriculares.
UFPB aprova calendário suplementar com aulas remotas — Foto: Gabriel Costa/Arquivo Pessoal
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou nesta segunda-feira (18) um calendário acadêmico suplementar com aulas remotas para os quatro campi da instituição. Serão oferecidos componentes curriculares e extracurriculares, mas a matrícula não será obrigatória.

De acordo com a UFPB, a decisão vale para calouros e veteranos. As matrículas acontecem nos dias 1° e 3 de junho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A carga horária cursada contará para integralização do curso.

Ainda não há previsão de início do semestre letivo 2020.1 para os cursos de graduação, sejam eles na modalidade presencial ou de ensino a distância (EaD).

As atividades do calendário suplementar não serão obrigatórias para os alunos e professores, e serão realizadas entre os dias 8 de junho e 14 de agosto. A colação de grau de concluintes está prevista para o período de 17 a 28 de agosto.

O calendário foi aprovado em reunião virtual do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Segundo a pró-reitoria da instituição, serão ofertadas capacitações para os discentes antes do início e durante a execução do calendário suplementar.

De acordo com a UFPB, as plataformas digitais a serem utilizadas para as atividades são a turma virtual do Sigaa e o Moodle classes da UFPB. Mas também poderão ser utilizados, por exemplo, Google classroom, Canvas, mídias sociais, Whatsapp, Facebook e Instagram, desde que o docente se responsabilize pelo cadastro dos discentes e por alimentar os dados no Sigaa.

Em uma pesquisa virtual da UFPB feita com 14.104 alunos da instituição, 83% têm acesso a computador ou notebook e 90% à internet de banda larga. Segundo o levantamento, 76% disseram que participariam das atividades e 70% declararam ter condições adequadas para aprendizagem remota. A pesquisa foi disponibilizada para 28.578 estudantes com matrícula ativa na UFPB.

G1PARAÍBA


Nenhum comentário:

Postar um comentário