quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Professor da Rede vence o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Jayse Antônio Ferreira foi reconhecido trabalho inovador na educação do País; resultado foi divulgado pela TV Câmara nesta quarta-feira (14)


Nesta quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados divulgou, após a apuração dos votos dos membros da Comissão da Educação, o nome do professor Jayse Antônio Ferreira, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Frei Orlando, de Itambé, como um dos três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2019. Os ganhadores serão agraciados com a concessão de diploma de menção honrosa outorga de medalha com efígie do homenageado, em Sessão Solene, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em outubro.

Ao todo, foram indicados 39 nomes, entre entidades e pessoas físicas, que realizaram grandes feitos e executaram trabalhos inovadores na educação do País. Deste total, apenas dez foram para a votação final, que resultou na nomeação dos três vencedores. Além de Jayse, o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) também foram contemplados com o título.

A divulgação do resultado, transmitida ao vivo pela TV Câmara, foi assistida por Jayse e diversos estudantes em uma sala da EREM, com direito a retroprojetor e torcida. “Fiz questão de assistir ao lado dos estudantes, pois sem eles, meu trabalho não acontece. Toda vez que citavam meu nome, era uma gritaria na sala, todos eles comemoravam, parecia final de Copa do Mundo. Sem dúvidas, foi um momento muito especial e um dos prêmios mais importantes da minha carreira”, disse o docente.

Jayse Antônio Ferreira já conquistou diversos prêmios de educação no Brasil, entre eles o Prêmio Professores do Brasil, e foi finalista do Global Teacher Prize, premiação considerada o Nobel da Educação, e que envolveu educadores de 179 países. Para ele, priorizar a inovação é o segredo para a educação acontecer. “Quando se é professor de escola pública, tem inúmeros desafios para enfrentar, mas eu prefiro sempre focar na solução, que é inovar. E hoje eu, os estudantes, a nossa escola e a nossa cidade colhemos os frutos desta decisão. Fico muito feliz em poder representar Pernambuco num prêmio tão importante como este”, acrescentou Ferreira.



Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário