sábado, 5 de janeiro de 2013

Provas de concurso do Governo da PB são aplicadas neste domingo



Data foi remarcada após violação de malote com as provas.
Divulgação do resultado final está prevista para o dia 18 de janeiro.


Após ter a data de aplicação adiada, as provas objetivas do concurso para o preenchimento de vagas para o cargo de técnico administrativo do Governo da Paraíba vão ser realizadas neste domingo (6), com início às 14h40. A aplicação, que aconteceria no de 16 de dezembro, foi suspensa após a constatação da violação de lacres do malote com as provas. 

A nova convocação está disponível no site da Fundação Professor Carlos augusto Bittencourt (Funcab), bem como o local de realização da prova. A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída de questões de múltipla escolha.

O concurso da Secretaria de Administração disponibiliza 3.180 vagas e teve 37.177 inscritos. De acordo com o edital de nova convocação, em que costa um novo calendário, a divulgação do resultado final está prevista para o dia 18 de janeiro.

Violação dos malotes
Segundo a assessoria da Secretaria de Administração, nenhuma prova chegou a ser subtraída do malote, mas a decisão da suspensão veio em razão do comprometimento do sigilo necessário à legalidade da aplicação do concurso, visto que os lacres foram violados de forma criminosa e alguma prova pode ter sido fotografada.
O delegado Olímpio Ferraz, da Polícia Federal, disse que o inquérito do caso ainda não foi instaurado e as investigações só poderão ser iniciadas após a posição da Corregedoria Geral de Justiça, que decidirá se o caso será conduzido pela Polícia Federal ou Polícia Civil. Conforme explicou, a ocorrência foi registrada no interior do aeroporto, que é uma área federal, mas o caso poderá ser investigado pela Polícia Civil, já que o fato implicou na violação de mercadoria de uma empresa privada.
“A perícia ainda está sendo concluída, mas foi constatada a violação de dois lacres de um dos malotes que guardavam as provas do exame. Está sendo descartada a hipótese de violação natural durante o trajeto aéreo, já que o plástico que foi violado é de alta resistência. A situação em que esse lacre foi violado, se foi no Rio de Janeiro ou na entrada do Estado, só após as investigações e conclusão da perícia”, esclareceu.
De acordo com Hugo Baranda, assessor jurídico da Funcab, a organizadora do concurso planeja montar um esquema de segurança reforçado para o transporte dos novos malotes e a empresa deverá enviar um requerimento solicitando à Secretaria de Segurança do Estado que a bagagem venha ser escoltada. “Em dez anos de atividades sempre usamos a mesma forma de transporte e nunca registramos uma ocorrência como esta. Não podemos errar. Desta vez, se possível, a bagagem será acompanhada por um agente de segurança. Será enviado um requerimento ao secretário de segurança do Estado para que designe uma pessoa para fazer a segurança da prova”, ressalta.
O assessor jurídico informou ainda que o financeiro da fundação já foi acionado para apurar os transtornos causados pela violação dos lacres e que certamente a transportadora deverá ser alvo de processo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário