segunda-feira, 5 de junho de 2017

Delegado que investigou morte de estudante em Itambé é substituído em delegacia

Delegado foi trocado de delegacia

No mesmo dia que concluiu o polêmico inquérito que indiciou dois policiais militares por homicídio culposo (sem intenção de matar) de um estudante no município de Itambé, na Mata Norte de Pernambuco, o delegado Pablo Tenório foi dispensado da chefia da 11ª Delegacia Seccional de Polícia. Em seu lugar, assume o delegado Jean Rockfeller.

Aportaria que determina a mudança foi assinada pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia. Na justificativa, o gestor apontou "a necessidade de se promover uma distribuição equânime (justa) do efetivo da Polícia Civil. Considerando, a melhor eficiência do serviço policial, de modo a garantir um resultado mais eficaz na busca por segurança pública.

O ronda JC solicitou posicionamento da assessoria da Polícia Civil sobre a mudança e aguarda resposta.

A Polícia Civil foi bastante critica na última sexta-feira após anunciar que o capitão Ramon Tadeu Silva Casé e o soldado Ivaldo Batista de Souza Júnior seriam indiciados por homicídio Culposo. Na interpretação do delegado Paulo Carvalho, os PMs não praticaram crime doloso porque nunca tiveram treinamento técnico para uso de arma com elastômetro (bala de borracha). "Foi o primeiro disparo que o soldado fez na vida, então ele era imperito."

Ramon, que deu a ordem para que o soldado atirasse no estudante Edvaldo Alves dos Santos, de 22 anos, também oi indiciado por abuso de poder porque, além de arrastar, ainda deu um tapa na vítima. O inquérito já foi encaminhado ao Ministério Público.

Os policiais militares envolvidos na ação arbitrária estão afastados das ruas, cumprindo apenas atividades administrativas. Eles também estão sendo investigados na corregedoria SDS e, ao final, podem ser punidos com a expulsão da corporação.

Fonte: Ronda JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário