segunda-feira, 16 de junho de 2014

Confecção de Itambé para o mundo


A fábrica de confecção de roupas femininas MMSpecial está localizada no município de Itambé, mais precisamente no Engenho Pangauá, uma propriedade particular de 1,5 mil hectares localizada às margens da PE-75, onde moram 400 famílias. Criada em 1985, a MMSpecial, nasceu pequena, com apenas seis funcionárias, todas mulheres moradoras do engenho, lideradas por Mércia Moura, proprietária do engenho e idealizadora do projeto. Hoje, a empresa já conta com 300 empregados diretos, todos moradores do engenho, da Vila de Caricé (distrito de Itambé), de Itambé ou de Goiana.

Fernanda Karla de Pontes, hoje com 27 anos, tinha apenas 21 quando chegou à MMSpecial. Sem experiência, participou do curso de capacitação promovido pela empresa. Hoje, atua como encarregada do setor de preparação. “Eu coordeno o tempo de produção e oriento as meninas a trabalharem. Foi uma grande vitória para mim, que nunca pensei em ter uma profissão como essa.” 

Um dos pilares da empresa é a capacitação profissional. Dentro da unidade foi montada uma escola de costura, onde novos moradores da região podem aprender uma profissão. A estudante Lidiane do Nascimento, 23 anos, está participando da escola de costura. “Eu estava desempregada e uma amiga falou da escola. Eu me interessei, vim e comecei. Agora já estou quase na fase profissional e chegarei ao meu primeiro emprego.” 

Os produtos com o selo da marca pernambucana já foram vendidos para a Argentina, Chile, Angola, Estados Unidos e França. “Nós sempre participamos de feiras no exterior e buscamos inspiração em modelos internacionais para produzir as coleções. Fazemos uma releitura das tendências mundiais”, explica Mércia Moura. A especialidade da marca é camisaria feminina trabalhada com transparências de rendas, renascenças, bordados e richelieu. 

Recentemente, a empresa inaugurou uma unidade no Shopping Recife, com a marca Maria Mercié. Ainda neste mês de junho, uma segunda loja será inaugurada no RioMar Shopping. Cada unidade recebeu investimento de R$ 1,5 milhão.

Fonte: Diário de Pernambuco