quinta-feira, 20 de junho de 2013

Histórias das comarcas paraibanas serão contadas em fascículos; inclusive a de Pedras de Fogo


O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai lançar, a partir do segundo semestre deste ano, fascículos sobre a história das unidades judiciárias do Estado. O projeto foi apresentado pela presidente do Poder Judiciário estadual, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, aos membros do Tribunal Pleno, nesta quarta-feira (19), durante sessão ordinária administrativa.

A iniciativa busca reescrever a história de todas as 77 comarcas, desde suas criações e instalações até os dias atuais. Porém, na primeira fase, serão contadas as histórias das primeiras 19 comarcas. A primeira obra a ser lançada será sobre a unidade de João Pessoa, que é do século XVII.

Ao apresentar o projeto à Corte, a desembargadora Fátima Bezerra ressaltou que a história das comarcas paraibana serão escritas pelos desembargadores do TJPB. Entretanto, cada magistrado só poderá discorrer sobre uma unidade judiciária.

“Reescreveremos e conheceremos melhor a história de todas às comarcas de 1º grau do Estado”, assegurou a presidente.

Na ocasião, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual, parabenizou a presidente do Tribunal de Justiça pela ideia de escrever a história das comarcas, já que existem apenas acervos sobre o TJPB.

Cronologia – Após a comarca de João Pessoa, foram instaladas as unidades de Areia e Pombal, ambas no século XIX. Na sequência, surgiram as unidades de São João do Cariri, Pilar, Sousa, Bananeiras, Mamanguape, Teixeira, Campina Grande, Piancó, Guarabira, Ingá, Cuité, Monteiro, Cajazeiras, Alagoa Grande, Pitimbu e Pedras de Fogo.

Fonte: TJPB