sábado, 12 de janeiro de 2013

Facebook é inundado por mensagem falsa

Nos últimos meses, o Facebook foi invadido por uma enxurrada de mensagens falsas que sugerem aos usuários tomar determinado tipo de ação para evitar que suas fotos e comentários sejam vistos por desconhecidos.




A mensagem, no entanto, é falsa e os métodos aconselhados no texto não têm nenhum efeito prático.
Trata-se de um hoax, ou embuste, que circula na rede social em inglês desde 2010 e agora ganha força em outras línguas, como português e espanhol.
A mensagem em cadeia sugere que "com as recentes mudanças no Facebook, o público agora pode ver as atividades de qualquer perfil".
O texto explica que isso acontece "automaticamente" quando os amigos do usuário clicam no botão "Like" ou escrevem comentários em alguma foto dele, permitindo, assim, que amigos de amigos, ou seja desconhecidos do usuário, possam vê-la.
Mas a mentira não acaba por aí. A mensagem dá uma série de instruções precisas para "evitar" que as fotos do usuário sejam vistas por estranhos.

Veracidade

A verdade é que nem o Facebook está permitindo que a informação dos usuários seja vista por desconhecidos, nem é preciso aplicar a manobra sugerida para evitá-la.
Cada vez que os usuários dão Like ("Gostar"), ou escrevem um comentário, têm de revisar qual é a privacidade da mensagem sobre o que estão comentando.
Por exemplo, caso seja uma foto compartilhada pelo usuário apenas com seus amigos, então somente os amigos dele verão os comentários.
Por outro lado, se a imagem tiver sido compartilhada publicamente, então todo o público poderá ver o comentário.
Ainda assim, se a mensagem for pública, não significa que todo o mundo poderá ver automaticamente as fotos; apenas lerão o comentário e verão seu nome.
O Facebook esclarece a dúvida em sua página de ajuda ao usuário.
Não é a primeira vez - nem provavelmente a última - que mensagens falsas sobre as políticas de privacidade do Facebook são inventadas e difundidas em cadeia.
Uma das mais conhecidas do público assegurava que a rede social estava tentando violar os direitos autorais dos usuários.

Fonte: BBC BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário