sábado, 29 de dezembro de 2012

Estudo lista artigos mais buscados na Wikipédia em 2012


Engenheiro compilou os verbetes mais buscados na
 enciclopédia digital Wikipédia durante o ano de 2012

O que os internautas mais pesquisam na Wikipédia?

A lista dos artigos mais buscados em 2012 na enciclopédia colaborativa digital, compilada pelo projeto Wikitrends e divulgada nesta sexta-feira, traz surpresas e curiosidades.
"Brasil" lidera a lista dos cem artigos mais buscados em português, com 3,6 milhões de acessos ao verbete, seguido por Luiz Gonzaga (2,2 milhões de acessos), músico cujo centenário ocorreu em 2012.
O verbete do Orkut foi mais buscado do que o Facebook, por uma pequena margem: 2,2 milhões de acessos, contra 2,1 milhões.
A "boy band" britânica One Direction vem em quinto lugar, seguida pelo termo Dia dos Namorados.
Os Jogos Olímpicos estão em nono lugar, e o Corinthians, campeão da Libertadores e Mundial, ficou apenas em 11º lugar no ranking de mais buscados. Oscar Niemeyer foi o 93º termo mais buscado.
A lista em português inclui outros times de futebol e atletas, além de seriados de TV americanos, temas históricos (como "Independência do Brasil") e até artigos curiosos, como "o tamanho do pênis humano" (em 86º lugar).

Facebook líder

Em inglês, o termo Facebook foi o campeão de buscas, com mais de 32,6 milhões de acessos. Foi seguido pelo termo Wiki, com 29,6 milhões.

Os termos mais buscados na Wikipédia em 2012

Em português:
1) Brasil
2) Luiz Gonzaga
3) Orkut
4) Facebook
5) One Direction
6) Dia dos Namorados
7) Voleibol
8) Google
9) Jogos Olímpicos
10) Segunda Guerra Mundial

Em inglês:
1) Facebook
2) Wiki
3) Mortes em 2012
4) One Direction
5) Os Vingadores
6) 50 Tons de Cinza
7) Fenômeno de 2012
8) O Cavaleiro das Trevas Ressurge
9) Google
10) Jogos Vorazes

Em terceiro lugar está "mortes em 2012"; e a banda One Direction também aparece nas buscas em inglês, em quarto lugar.
O filme "Os Vingadores" ficou em quinto, seguido pelo bestseller erótico "Cinquenta Tons de Cinza".
Novas curiosidades -bem como diferenças regionais - aparecem quando se observa os termos mais pesquisados em diversas línguas.
Em persa, por exemplo, Teerã e o Ano Novo iraniano são os verbetes mais buscados, mas a lista dos "top 10" também inclui artigos sobre sexo, circuncisão feminina e homossexualidade.
Em espanhol, o Facebook também lidera as buscas (com 11,2 milhões de acessos ao verbete), seguido pelo termo "arroba" e por - eles novamente - One Direction. Em quinto lugar está o verbete da "cultura maia", da qual tanto se falou por conta das previsões do fim do mundo.
Nas buscas em árabe, o artigo líder é o do Egito, seguido pelo verbete de Muhammad Ali Pasha, oficial do exército otomano que comandou o Egito em 1905.
A compilação em vários idiomas foi feita pelo engenheiro sueco Johan Gunnarsson e está disponível no link: http://toolserver.org/~johang/2012.html.

Locais mais presentes no Instagram

O Instagram também divulgou seu próprio ranking, com os locais mais presentes nas fotos postadas por seus usuários em 2012.
Quem disparou na frente foi a Tailândia, país onde o acesso à internet tem crescido rapidamente. O aeroporto da capital Bancoc foi o local mais "instragramado" de 2012, com mais de 100 mil fotos postadas de lá.
Em segundo lugar está o shopping Siam Paragon, também em Bancoc.
A Disneylândia, na Califórnia, e o Times Square, em Nova York, aparecem nas posições seguintes.

Fonte: BBC BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário